Voltar para o Blog

O "Mestre" Oswaldo Brandão e o Futebol na Fundação Márcio Brandão

Escrito por Marcelo Tomei, 17/06/2019. Membro do Conselho Curador da Fundação Márcio Brandão

O "Mestre" Oswaldo Brandão e o Futebol na Fundação Márcio Brandão
O início da minha história com a Fundação

Vamos iniciar falando um pouco da minha história. A Fundação Márcio Brandão chegou até mim através de um grande amigo, que participou de momentos de alegria, comemorações e daquelas fases difíceis que todos enfrentamos em alguma etapa da vida. Nestes mais de 15 anos, Roberto Shimizu e eu permanecemos sempre próximos, em uma relação de grande amizade e apoio.

O Roberto, que atua desde 2016 como voluntário no papel de Diretor da Fundação, me contou sobre todo o trabalho desenvolvido há mais de 40 anos. As crianças do Jardim Presidente, região carente da zona Sul de São Paulo, são assistidas no período do contraturno escolar (quando estão fora da escola) e recebem alimentação, apoio pedagógico além de atividades que promovem a Educação, Saúde, Cultura e Lazer.

O objetivo é contribuir com as famílias e a comunidade para a formação integral das crianças, cultivando valores humanos e formando cidadãos mais solidários, produtivos e conscientes. Pensando na Fundação como a extensão da casa das crianças.

Em um primeiro contato fiquei entusiasmado com a possibilidade de apoiar o projeto através dos amigos que certamente contribuiriam para a causa. E o que me surpreendeu positivamente foi que muitos deles rapidamente se engajaram e já colaboraram de alguma forma. Além disso, as perspectivas são realmente animadoras para o futuro próximo.

O "Mestre" Oswaldo Brandão e o Futebol na Fundação

O mais interessante ainda estava por vir. Sempre fui um apaixonado por Futebol e pelo Palmeiras, principalmente até os 16 anos e após o nascimento do meu filho, Henrique, hoje com 12 anos. Vivenciei parte importante da gloriosa história alviverde, com a "era Parmalat" e os títulos dos campeonatos Paulista, Brasileiro além da Libertadores durante a década de 90.

Mas afinal, o que o Futebol tem a ver com a Fundação Márcio Brandão? A verdade é que o Futebol tem uma relação muito forte com a Fundação desde o momento da sua criação. O Roberto havia me contado a história inicialmente, mas depois de alguns dias surgiram detalhes e informações incríveis. Através de outro amigo, o reconhecido jornalista esportivo Maurício Noriega, entrei em um "mundo" que estava tão próximo a mim, mas era totalmente desconhecido.

A Fundação foi criada por Oswaldo Brandão, um dos maiores técnicos de Futebol do Brasil de todos os tempos. Esta não é a minha opinião, mas a de Maurício Noriega que escreveu a biografia "Oswaldo Brandão - Libertador Corintiano, Herói Palmeirense" - publicada pela Editora Contexto. Um livro imperdível para os apaixonados por Futebol e para aqueles que valorizam as grandes personalidades e a história.

O Futebol entre as décadas de 50 e 80 não seria o mesmo, sem a presença marcante de Oswaldo Brandão, conhecido como o "Mestre", que se tornou ídolo de dois grandes rivais paulistas, Palmeiras e Corinthians, sendo até hoje, o único técnico de futebol campeão paulista com o "Trio de Ferro" - Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

PALMEIRAS 1942 - Campeão Paulista com o Palestra Itália (como jogador => fez três gols); 1947 - Campeão Paulista com o Palestra Itália; 1959 - Campeão Paulista - supercampeão contra o Santos de Pelé; 1960 - Campeão da Taça Brasil - Torneio Interclubes; 1972 - Campeão Paulista (Invicto); Campeão Brasileiro (150 anos da Independência); Campeão do Torneio Sul-Americano Mar del Plata (Argentina/Uruguai) e Campeão do Torneio Laudo Natelç 1973 - Campeão Brasileiro (Bi); 1974 - Campeão Paulista e Campeão do Troféu Ramón de Carranza (Espanha).

CORINTHIANS 1953 - Campeão do Torneio RIO-SÃO PAULO; 1954 - Campeão do Torneio RIO-SÃO PAULO; Campeão Paulista(IV Centenário); (Taça dos Invictos); 1966 - Campeão do Torneio RIO-SÃO PAULO; 1977 - Campeão Paulista;

SÃO PAULO 1971 - Campeão Paulista;

SANTOS 1948 - Vice-Campeão Paulista (São Paulo foi campeão);

PORTUGUESA 1951 - Campeão "FITA AZUL" - Excursões ao Exterior Invicto (12 jogos na Europa) - Título oferecido pelo jornal "Gazeta Esportiva" ao time que permanecesse invicto por mais de 10 jogos em excursões fora do País;

GRÊMIO 1935 - Campeão;

SELEÇÃO BRASILEIRA 1955/57 - Treinou e classificou a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo; 1975/77 - Treinou e classificou a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo; 1976 - Campeão do Torneio Bicentenário dos EUA;

INDEPENDIENTE (Argentina) 1967 - Campeão Argentino;

PEÑAROL (Uruguay) 1969 - Campeão da Supercopa de Campeões Intercontinentais (Libertadores);

São Paulo
São Paulo
Corínthias
Campeão da Taça Brasil 1960
Corínthias
Taça Brasil 1960

Fotos: Arquivo Família Brandão

Oswaldo Brandão sempre acompanhou de perto e apoiou o trabalho social realizado por seu filho Márcio, que teve início com o Grupo Socorrista Razin. Em 1978, com o falecimento de Márcio, Oswaldo Brandão assumiu a responsabilidade de continuar a obra iniciada pelo filho.

O primeiro passo foi a construção de um prédio no lugar de um pequeno barracão, que se tornou a sede da Fundação até os dias atuais.

Fotos: Arquivo Família Brandão

Mas a história não pára por aí. Através do Noriega, conseguimos contato com Paulo Guaratti, afilhado de Marcio Brandão, que viveu com a família desde os seus 11 anos de idade. Paulo recebeu a mim e ao José Bernardo, também Diretor da Fundação desde 2008, como se fossemos amigos de longa data. Nos contou histórias e resgatou registros que haviam se perdido ao longo do tempo.

Paulo nos contou que o Marcio visitava o Jardim Presidente em seu Corcel, provavelmente início dos anos 70. Abria o porta-malas e entregava as famílias e crianças alimentos e doces. Sem dúvida este era somente o início de algo que se tornaria muito maior, sempre movido pelo espírito de gratidão e solidariedade ao próximo.

Fotos: Arquivo Família Brandão

Mais um fato incrível veio à tona. Paulo Guaratti localizou em seu arquivo pessoal o livro de assinaturas da cerimônia de inauguração, com a data de 30/08/1980, data esta que não se encontrava em nenhum registro e agora entra para a história da Fundação.

Voltando a biografia escrita por Maurício Noriega, temos a trajetória fantástica de Oswaldo Brandão no mundo do Futebol, tendo liderado a Academia de Futebol do Palmeiras com craques como Ademir da Guia, Dudu, Cesar, Leivinha, Leão e muitos outros. Apesar de ser um apaixonado pelo Palmeiras, confesso que a história do "Mestre" com o Corinthians também é excepcional - um verdadeiro "libertador" - pois liderou o time na conquista do título de Campeão Paulista em 1954. O Corinthians precisou aguardar o retorno do "Mestre" 23 anos depois, para somente com ele se sagrar novamente Campeão Paulista e deixar a fila mais longa da história do clube. Esta passagem não pode ser contada sem mencionarmos o ano de 1974, quando o "Mestre" era técnico do Palmeiras e enfrentaria o Corinthians na final do Campeonato Paulista. Apesar de todo o favoritismo Corintiano e a presença de mais de 110 mil torcedores alvinegros no estádio do Morumbi, o Palmeiras venceu o Corinthians por 1 x 0, com gol de Ronaldo, calando a massa Corintiana. O "Mestre" retornaria então em 1977, glorioso, para também no estádio do Morumbi, "libertar" a nação Corintiana de um grande sofrimento.

E foi com esta atitude de solidariedade, empatia e dedicação ao próximo que Oswaldo Brandão, sua esposa Luiza e a filha Regina, iniciaram esta história com o apoio de muitos outros amigos e parceiros nestes 40 anos da Fundação. Em 1986, Regina, filha de Oswaldo Brandão, o presenteou com a oficialização da Fundação Márcio Eduardo Barone Brandão. Todos os detalhes encontram-se no site da Fundação - https://fundacaomarciobrandao.org.br/nossa-historia/ - a todos que tenham interesse em conhecer mais.

Este é um pontapé inicial, com o objetivo de reaproximar a Fundação Márcio Brandão ao Futebol, suas origens e raízes. Buscamos neste momento pessoas e empresas que tenham interesse em colaborar com Doações e Apoio aos projetos da Fundação, para que possamos dar continuidade e desenvolver este trabalho que já influenciou mais de 4.000 famílias em sua história.

Agradecemos o apoio de Maurício Noriega e Paulo Guaratti, sem os quais não seria possível termos acesso a história e resgatar as origens da Fundação Marcio Brandão.

Marcelo Tomei Membro do Conselho Curador da Fundação Márcio Brandão contato@fundacaomarciobrandao.org.br

Seleção Brasileira
Campeão Paulista 1959
Campeão Argentino com o Independiente

Fotos: Arquivo Família Brandão