Projetos e Parcerias

Fundação Márcio Brandão

Os seguintes projetos estão em andamento na FMEBB

A Fundação Márcio Eduardo Barone Brandão mantém, desde sua fundação, a "Escolinha" como seu programa de base, visando o Desenvolvimento Integral de crianças e pré-adolescentes.

Para participação na "Escolinha" o pré-requisito é que as crianças e adolescentes frequentem escolas públicas e privadas da subprefeitura da Capela do Socorro. Os assistidos devem estar matriculados entre o primeiro o sétimo ano do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 7 e 14 anos.

A "Escolinha" congrega ações socioeducativas extraescolares diversas, visando sanar parte das necessidades de ensino e/ou aprendizagem identificadas através de diálogos com a comunidade.

O programa da "Escolinha" se dá dentro de uma rotina sistematizada onde as crianças são desafiadas a interagir e ampliar seus conhecimentos participando de situações planejadas nas áreas de leitura e escrita, cálculos, produção artística, jogos educativos e de socialização.
As atividades são desenvolvidas nas salas "de aula", biblioteca infanto-juvenil, brinquedoteca, "casinha de contação de histórias" e quadra esportiva, ou seja, em ambientes especialmente lúdicos.
A capacidade de atendimento é de 80 crianças e adolescentes, sendo que atualmente são beneficiadas 60 crianças.

Este projeto contínuo tem por principal objetivo estimular a promoção da saúde "no dia a dia" através de uma alimentação saudável e balanceada.

O projeto é viabilizado por meio das doações recorrentes dos apoiadores da FMEBB, incluindo comerciantes de alimentos da região e a empresa MAXSIS Alimentos, que fornece semanalmente verduras, legumes e frutas de alta qualidade.

Os princípios são aplicados na rotina das refeições diárias oferecidas pela FMEBB, onde são inseridos nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável.

Adicionalmente, são dadas palestras levando às crianças e famílias informações relativas a valores nutricionais visando à educação alimentar.

O projeto "Introdução a Informática" com o apoio da ABBC tem como objetivo, apoiar os jovens assistidos em sua entrada no mercado de trabalho, através da introdução aos principais conceitos de informática utilizados pelas empresas.

Este projeto contínuo visa a inserção de atividades esportivas e culturais programadas dentro do contexto educacional. Nos últimos anos têm sido ministradas aulas semanais de Capoeira, bem como saídas para museus uma vez por semestre.